quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Nova proposta para os blogs
É muito bacana ter nossos blog visitados e comentados, com isso pode acontecer o que chamamos de aprendizagem colaborativa!!
Infelizmente, no semestre passado, por vários motivos, isso não aconteceu.
Minha sugestão é que tenhamos mais tempo na própria aula para os blogs e que as pessoas dos grupos fiquem encarregadas de entrar nos blogs dos parceiros de grupo para comentar, para que haja uma interlocução, para acompanhar a aprendizagem do outro, para aprender junto ;-)
E eu vou acompanhando essa aprendizagem colaborativa, acompanhando os blogs e interferindo quando fosse necessário.
Além disso, vou sempre, no início de cada aula, convidar alguém para vir à frente apresentar seu blog à classe, nos mostrar motivos para que visitemos seu blog...
E também vou sugerir blogs para vocês visitarem, existem vários blogs interessantes na Internet. Podem começar por este: Blog do Prof Moran.
O que acham da proposta?
abs
Ótimo semestre a todos!!
É com muita alegria que retomo as aulas com vocês!!
No semestre passado tivemos momentos muito produtivos de descobertas, criações, discussões e aprendizagens...
Agora temos a oportunidade de tornar este semestre ainda melhor ;-)
Vamos eleger um Projeto para desenvolver no semestre e também vamos ter a oportunidade de estudar algumas dissertações (mestrado/doutorado) sobre Tecnologia e Educação.
Pretendo ver com vocês ainda os aplicativos: Paint, Photo Editor, Word, Power Point, Movie Maker e o Excel. Dependendo também do que combinarmos com relação ao Projeto!!
Vamos fazer os 5 passos sobre um site educacional e também trabalhar com rádio!!!
É claro, sempre utilizando recursos da Internet e fazendo os registros de aula no blog!!
Mas temos uma outra proposta para os blogs, afinal eles merecem ser mais visitados e comentados!!!
Espero que todos tenham descansado bastante e estejam com energia recarregada, pois vão precisar rsrsrs
Com carinho,
Katya
segunda-feira, 26 de maio de 2008
13º AULA - 29 DE MAIO
- Apresentação dos grupos com a proposta de utilização de vídeo em aula.
- Cada grupo, será responsável por enviar um e-mail para nosso Grupo, colocando crítica construtiva e sugestões aos grupos apresentados.
- Todos deverão postar no blog até dia 05 de junho:
- 1. sua auto-avaliação, colocando observações a respeito de sua aprendizagem, freqüência, participação, relação com os demais alunos e com a professora, entendimento dos textos, realização das atividades e demais observações que acharem pertinentes;
- 2. a avaliação das aulas do semestre, colocando comentários sobre o laboratório, a professora, os textos trabalhados, as atividades realizadas, a participação dos alunos e demais observações que acharem pertinentes.
Nos encontraremos as 19h15min (2ºA) e 21h (2ºB) no auditório.
segunda-feira, 5 de maio de 2008
AVALIAÇÃO - 15 DE MAIO
Peço que os alunos fiquem na sala de aula, iniciaremos a avaliação do 2ºA às 19h15min e encerraremos às 20h45min. Aavaliação do 2ºB será das 21h às 22h30min.
O conteúdo a ser trabalhado na avaliação será o texto "Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas" de José Manoel Moran.
Logo após a avaliação vou recolher os 6 passos (1 por grupo) e os portfólios, que deverão conter: os mapas conceituais originais e refeitos e todo o conteúdo do blog impresso (diários de aprendizagem, atividades e comentários). Pode ser em preto e branco. Coloquei nas discussões de nosso Grupo dicas para imprimir as postagens do blog ;-)
O aplicativo Power Point
Atualmente o domínio da ferramenta Power Point tornou-se fundamental, visto que grande parte das apresentações em cursos, escolas, faculdades e reuniões utilizam projetores para ilustrar melhor as idéias apresentadas pelo orador. Permite também enviar slides para grupos de pessoas ou criar álbuns de fotos. Felizmente seu uso é relativamente simples. (fonte: Wikipédia)
08 de maio- 11ª AULA
Vou terminar a explicação sobre o texto do Moran através de uma apresentação em Power Point que disponibilizei em nosso Grupo.
Vou também tirar as dúvidas com relação ao trabalho dos 6 passos e a apresentação do projeto.
A apresentação será avaliada de duas formas: pelo arquivo em Power Point e pela apresentação oral. Cada grupo terá 15 minutos e todos elementos do grupo devem apresentar.
O arquivo deve conter: slide inicial com apresentação do grupo, identificação do filme, público-alvo, objetivos a serem alcançados, conteúdos a serem trabalhados, recursos, procedimentos, formas de avaliação, referências (itens básicos de um plano de aula ;-)
Todas as imagens devem ser referenciadas, assim como o filme e os textos utilizados para o planejamento da aula, inclusive o do Moran.
Coloquei dois arquivos em nosso Grupo com orientações para as referências.
As apresentações dos grupos serão nos dias: 29 de maio e 05 de junho.
Vou aproveitar o final da aula para apresentar o aplicativo Power Point e seus recursos básicos.
Diário de aprendizagem no blog.
Tarefa:
Terminar a proposta de utilização de vídeo em aula segundo o texto do Moran.
A aula com a turma do 2ºA foi um pouco tensa, havia alguns alunos aflitos com a proximidade da avaliação e entrega dos trabalhos. Parecia que não tinham estado presentes em nossas últimas aulas, pois as dúvidas eram muitas :-(
Não pude revisar a explicação do texto do Moran, nem mostrar os recursos do Power Point, como pretendia,pois não deu tempo. Fiquei o tempo todo tirando dúvidas de atividades já há muito tempo solicitadas e explicadas.
Fiquei decepcionada ao saber que havia alunas que nem tinham lido o único texto trabalhado no semestre. Fiquei pensando em como poderiam ter realizado as atividades sem a leitura do texto... Falta de tempo, descaso? Não sei. :-(
Acredito que o feriado tenha contribuido um pouco para alguns alunos estarem perdidos, ou mesmo algumas faltas que tiveram, ou talvez estavam em aula, mas com o pensamento em outro lugar. Realmente fico aqui tentando ver o que está acontecendo.
As vezes também reflito sobre os motivos que levam alguns alunos a uma certa resistência em realizar várias atividades sobre um mesmo texto ou mesmo em refazer algumas atividades. Será que aquela velha visão do ensino tecnicista de que quantidade é melhor do que qualidade está prevalecendo?
Ainda bem que essa situação não acontece com a maioria dos alunos, que está acompanhando, participando, discutindo, produzindo... e principalmente, aprendendo!!
A aula com a turma do 2ºB foi atrapalhada pela conexão extremamente lenta da Internet. Mas, mesmo assim, tivemos uma aula tranquila, em que pude expllicar melhor o Projeto com o filme e os recursos do Power Point. Percebi que algumas alunas não dominavam os itens de um plano de aula, então expliquei melhor ;-)
24 de abril - 10ª AULA

Aproveitei a aula para apresentar nossa Planilha de Avaliação Contínua e orientar como cada um pode ir acompanhando suas notas, através deste aquivo, colocado em nosso Grupo.
Diário de aprendizagem no blog.
Tarefa:
Elaboração dos 6 passos em grupo.